segunda-feira, 26 de maio de 2014

por ai a fora-EZE-RIVIERA FRANCESA

Èze: - Na verdade, o passeio começa bem antes de se chegar a Èze, pois a estrada é uma atração por si só, com belíssimos visuais das cidades costeiras e do mar azulado típico da região   
 Este vilarejo e considerado uma das jóias medievais da Riviera Francesa e um passeio imperdível .Se vocês não conhecem este pequeno pedaço do paraíso ainda, só a história do lugar vai valer a pena. E se isso ainda não for suficiente, o cenário é de tirar o fôlego. Este lugarzinho romântico tem essa aparência de fortaleza, devido as constantes invasões de piratas no século XII. Parece aquelas cidadezinhas feudais, uma aldeia rústica e pitoresca no sul da França.
 Para chegar a vila é necessário subir a pé por uma estradinha, já que os carros não podem subir até lá em cima, mas não é uma subida muito grande e dá para encarar tranquilo. Logo no início você já se depara com um mapinha da vila para se planejar.


 Para caminhar pela vila é preciso de um pouco de preparo, pois as ruas são todas em ladeira e com algumas escadas, mas seu charme e visual compensam todo o esforço! Ela é bem pequena e dá para percorrer todas as suas vielas tranquilamente, portanto o negócio é andar com calma e ir curtindo a arquitetura, as lojinhas e todas as paisagens pelo caminho.


 

 A cidade oferece de um lado prédios de tijolinhos e construção antiga, acompanhados por um labirinto de estreitos caminhos sinuosos, e do outro uma linda praia com lojinhas para visitar.


 E continua subindo um caminho, que leva ao Jardin Exotique, localizado na parte superior da encosta. Genteee, a vista do Mediterrâneo quando se chega no topo é tão linda, que emociona.

 A entrada é paga (6euros) e, como o próprio nome já indica, você pode observar várias plantas exóticas de várias regiões do planeta, o que é no mínimo inusitado. Apesar da beleza dos jardins, o que mais me encantou na verdade foi o visual que você tem lá de cima de toda a região em volta e do mar. Sem dúvida nenhuma é melhor local para fotografar e observar o mar, portanto mesmo que você não curta plantas, a entrada vale a pena!

 

 neste  jardim exótico podemos ver cactus dos mais variados, além de estátuas que compõem a paisagem, assim como as ruínas do castelo do século XII, de onde se tem uma vista inspiradora do mar mediterrâneo, paisagem que encantou Nietzsche quando visitou a região enquanto escrevia "Assim falou Zaratustra". O jardim de Èze é inspirado no Jardim Exótico de Mônaco, e foi construído após a segunda guerra, com a volta dos combatentes que trouxeram terra e plantas dos lugares por onde passaram.

E ainda se você quer gastar um pouquinho em compras, ainda tem galerias que vendem jóias artesanais, porcelanas pintadas à mão e arte local. Para as perfume maníacas visitem o museu do perfume e as lojas de perfumes pertinho.

Tudo isso você vai gastar mais ou menos 2 a 3 horas do seu dia ,mas vale muito a pena .Conhecer este pedacinho do paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário