CAMBRIDGE-Cambridge está situada 80 km ao norte de Londres e é um passeio adorável para quem quer conhecer um pouco do interior da Inglaterra. A cidade, famosa por sua universidade que já celebrou 800 anos de existência, recebe mais de 3 milhões de turistas anualmente. Além das faculdades da University of Cambridge, as atrações incluem museus, passeio de barquinho pelo rio, muitos pubs e paisagens encantadoras. Para chegar lá é fácil e há algumas opções. Confira abaixo!
Cambridge é uma cidade relativamente pequena , e é posssível conhecer a maioria dos pontos turísticos à pé. Pra quem preferir, no entanto, há um ônibus do tipo “hop-on hop-off” que circula pela cidade, com 20 pontos de parada, inclusive um na estação ferroviária, que fica a uns 20 minutos de caminhada da região central. A passagem do ônibus, com validade de 24 horas, custa £14,00 e pode ser comprada diretamente com o motorista, ou no centro de informações turísticas. No verão, os ônibus circulam a cada 20 minutos e no restante do ano em intervalos de 40 minutos.
Se quiser um guia, o centro de turismo da cidade oferece tours à pé guiados diariamente, às 11:00 e às 13:00, com duração de duas horas. O tour custa £17,50 .
Criado em 1441, o King’s College é um exemplar primoroso da arquitetura medieval. Destaque para a capela, em que está o quadro de Rubens, The Adoration of the Magi, pintado em 1634. O coral da universidade é uma atração a parte e pode ser ouvido na missa cantada Evensong, de segunda à sábado às 17:30 e aos domingos às 15:30.
THE EAGLE-na Benet Street. Foi neste pub que no dia 28 de fevereiro de 1953 os cientistas James Watson e Francis Crick anunciaram pela primeira vez a descoberta do que chamaram “o segredo da vida” – a estrutura do DNA. Então, não deixe de fazer um brinde a eles e a todos os grandes cientistas e intelectuais que já passaram por ali
FITZWILLIAN MUSEUM-é o museu de artes e antiguidades da University of Cambridge. O museu tem cinco departamentos: Antiguidades; Artes Aplicadas; Moedas e Medalhas; Manuscritos e Livros impressos; e Pinturas, Desenhos e Gravuras. Entre os destaques, obras-primas de Titian, Rubens, Van Dyck, Canaletto, Hogarth, Gainsborough, Constable, Monet, Degas, Renoir, Cézanne e Picasso e uma bela coleção de arte do século XX. Entrada franca.
ESTE RELOGIO FEZ PARTE DE UMA SERIE O ZERO HORA
Passeio de barco guiado e “empurrado” por um aluno da universidade. Punting é a técnica de empurrar o barco com um mastro que é apoiado no fundo do rio, não muito profundo. Você com certeza será abordado por muita gente oferecendo o passeio que pode ser feito em um barco compartilhado (espere pagar em torno de £10,00 por pessoa), ou em um barquinho privativo (em torno de £50,00 por barco até 5 pessoas). O passeio pelo rio percorre os jardins do chamado “The Backs”, área aos fundos das faculdades.
Visite algumas das diversas faculdades que compreendem a famosa University of Cambridge, onde estudaram nada menos que Charles Darwin, Isaac Newton e, mais recentemente, Stephen Hawking. O prestígio da Universidade foi reconhecido através de mais de 80 prêmios Nobel ganhos por seus pesquisadores.
TRINITY COLLEGE-visite a Great Court, área central da universidade famosa por abrigar a macieira que inspirou Newton a descobrir a lei da gravidade. A Great Court é também o local de um célebre desafio, recriado no filme Charriots of Fire, que consiste em conseguir correr os 341 metros da área nos 43 segundos que o relógio leva para bater 12:00. Outro destaque da Trinity é a Biblioteca projetada por Christopher Wren, construída no final do século XIXX e que reune, entre outras, obras importantes da literatura inglesa.
celebrando em 2011 seus 500 anos, St. John’s é famoso pela Capela, projetada por Sir George Gilbert Scott, e pela ponte coberta sobre o rio Cam, chamada Ponte dos Suspiros (Bridge of Sighs). Antes de ser transformado em faculdade, havia no local um hospital desde o século XIII. É nesta faculdade que está o prédio acadêmico mais antigo de Cambridge, o “Colégio de Pitágoras“, datado de cerca de 1200.
Como ir de Londres para Cambridge
De trem:
Trens expressos saem da estação King’s Cross com destino a Cambridge Station a cada 30 minutos, a partir de 6:45 da manhã, geralmente nos horários xx:15 e xx:45. A viagem sem escalas leva em torno de 50 minutos e a passagem de ida e volta para o mesmo dia (“anytime day return”) custa cerca de £30,00. É possível economizar um pouco, comprando uma passagem “off peak”, geralmente para viagens a partir de 10:00 da manhã.
Da estação Liverpool Street há também dois trens diretos por hora, mas são bem mais lentos. A viagem leva em torno de 1 hora e 20 minutos e há várias paradas no caminho. O preço da passagem é semelhante, £30,00 para “anytime day return” e £17,50 para “off peak day return”.
De ônibus:
A viagem de ônibus é bem mais demorada que a de trem e, embora o tempo “normal” de percurso seja pouco menos de 2 horas e meia, dependendo do horário e do trânsito a viagem pode levar até quase 4 horas. Para quem não está com pressa, no entanto, pode custar bem mais barato, especialmente se a passagem for adquirida com bastante antecedência. Os ônibus saem da estação de ônibus de Victoria, no centro de Londres.
De tour organizado:
Com a London Walks: duas vezes por mês, às segundas-feiras, há um tour para Cambridge organizado pela London Walks O passeio parte da estação King’s Cross às 9:00, quando você deve encontrar seu guia a estação. Em Cambridge, são feitos dois passeios guiados à pé, um na parte da manhã e um à tarde, com tempo suficiente para o tradicional passeio de barco pelo rio. O retorno a Londres se dá por volta da 18:30. O preço para este verão (2013) é £16,00 mais £39,00 da tarifa do trem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário