O castelo teve sua construção iniciada em 1270, e hoje em dia é especialmente famoso por ter sido o local onde nasceu e viveu sua infância Ana Bolena, que subiu ao trono da Inglaterra ao tornar-se a segunda das seis esposas do rei Henrique VIII. Foi no castelo de Hever que, em 1526, o rei Henrique VIII (Henry VIII) cortejou Ana Bolena (Anne Boleyn). Por que isto foi tão importante? Bem, tudo que aconteceu depois deste encontro mudou drasticamente o curso da história britânica. O romance gerou uma reforma política e religiosa, com a fundação da igreja anglicana (Church of England) e a condenação de Ana Bolena à morte; ela foi a primeira rainha a ser executada no país.
O romance que mudou a história
Em sua visita à Grã-Bretanha, você vai ouvir falar bastante do rei Henrique VIII e de Ana Bolena. Mesmo antes de se conhecerem, os dois já tinham vivido histórias polêmicas.
Filha de diplomata, Ana Bolena cresceu no castelo de Hever junto com os dois irmãos, George e Mary. Relatos contam que o pai de Ana convidou o rei Henrique VIII para visitar sua residência em Hever. Henrique, então casado com a rainha Catarina de Aragão, se apaixonou perdidamente pela jovem Ana Bolena. A princípio Ana resistiu às cartas de amor e insistentes visitas do rei ao castelo.
Conta a história que por 7 anos o rei insistiu, até que Ana Bolena cedeu. Considerada uma mulher muito perspicaz e influente, durante todos estes anos Ana recusou se envolver com o rei fora do casamento. Pressionado, Henrique pediu de todas as formas que Roma anulasse seu casamento com Catarina de Aragão mas a anulação nunca foi concedida.
Sem outra alternativa, Henrique VIII rompeu com a igreja católica. Deste ato surgiu a nova Church of England, ou igreja anglicana, onde a realeza era a autoridade suprema do Estado, acima do clero. Em 1533 o rei se casou com Ana Bolena, tornando-a a nova rainha da Inglaterra. No mesmo ano nasceu a primeira filha, Elizabeth.
Um final trágico
Tinha tudo para terminar com “felizes para sempre”, mas não foi bem assim. Pouco depois do casamento, o rei Henrique passou a se incomodar com a forte influência política de Ana Bolena. O fato da rainha ter sofrido abortos em todas as tentativas de gerar um filho homem – obsessão do rei – só desgastaram a relação, e Henrique passou a considerar separar-se de Ana. Ela, claro, fez tudo o que pôde para impedi-lo.
Apenas 3 anos depois de ser coroada rainha, Ana Bolena foi acusada pela corte (diga-se o rei), julgada e condenada por traição, adultério e incesto. Em maio de 1536 ela foi executada junto com o irmão George na Torre de Londres.
Depois do casamento com Ana, o rei Henrique VIII ainda se casou outras 4 vezes. Teve mais herdeiros. A filha com Ana Bolena era uma das últimas na linha de sucessão ao trono.
Mesmo assim, 11 anos após a morte de Henrique, com dois de seus herdeiros assumindo e deixando o trono em um curto espaço de tempo, a filha de Ana Bolena foi coroada rainha da Inglaterra. Elizabeth I assumiu em 1558 e conduziu um dos reinados de maior sucesso da Inglaterra.
O castelo vale uma visita principalmente por sua beleza. Totalmente recuperado, interna e externamente, é possível percorrer cada aposento, e conhecer móveis, utensílios e peças antigas muito interessantes, inclusive visitar o museu de cera, onde reencontramos muitas personagens ligadas ao seu passado.Pena que nao pode tirar foto do interior do castelo mas mesmo assim nao pude deixar de fazer esta foto para vcs,sao as 6 esposas do Rei Henrrique VIII
interessante também é a vila em típico estilo Tudor, construída atrás do castelo por um de seus proprietário, e que na verdade é um anexo de quartos, discretamente interligados ao castelo por um corredor. Os 30 acres de jardins e recantos que rodeiam Hever tem fama internacional, e um passeio por estas alamedas é imperdível. Não esqueça também de testar seu sentido de orientação no Maze - o labirinto em cercas vivas, ao lado do castelo (foto acima). Parece fácil visto de cima, mas experimente chegar ao meio, e depois sair
Nos meses da alta temporada, justas medievais costumam ser organizados em seus jardins, onde cavaleiros vestidos com armaduras de aço participam de torneiros, revivendo as famosas disputas daquela época.
Minha linda amei conhecer um pouquinho mais desta história que me encanta e você está virando uma eximia escritora, isso porque você sempre me disse que não sabia escrever muito bem, pelo jeito você está ficando craque... Amei a história e as dicas de como chegar neste lugar que é pura magia... Agora quero que você faça filmagens, nem que seja pelo seu celular, você vai ver como fica legal... Experimenta! Um lindo e abençoado dia para você... Sua fã n° 1... Lau
ResponderExcluir