sexta-feira, 25 de abril de 2014

DICAS DE FOTOGRAFIA-BOKEH

Dicas de Fotografia Profissional – Bokeh.O que é Bokeh? (do Japonês boke ぼけ, significa “borrar”) é o termo usado para descrever as fontes de luz fora de foco em uma fotografia. Lentes diferentes produzem um desfoque diferente dependendo da quantidade e formato das lâminas do diafragma. Aqui neste artigo explicarei rapidamente como fazer este efeito em suas fotos e também como fazer Bokeh personalizado da maneira mais fácil possível.
Como fazer fotos com Bokeh?
A maneira mais fácil e simples de conseguir o efeito bokeh é usando uma lente rápida, ou seja, uma objetiva que tenha uma abertura grande como f/1.4 ou f/1.8. Uma das melhores para isso é a 50mm.
Antes de começar, tente encontrar um local que tenha várias fontes de luz diferentes ao fundo, de preferência de cores diferente, luzes de árvores de natal são uma ótima opção para praticar, luzes de postes e semáforos também funcionam muito bem. Com o fundo escolhido, configure a sua câmera com a maior abertura possível, na foto acima da garota na chuva utilizei a minha 50mm aberta em f/1.8. Quanto menor a “f stop”, mais desfocado o fundo vai ficar. Aumentar a distância entre a modelo e o fundo também aumenta o desfoque e consequentemente o bokeh
Com lentes mais longas que a 50mm também é possível conseguir este efeito, na foto da aranha abaixo, use a lente que
 
câmera, que é uma 24-105. A foto foi tirada a 105mm e a abertura foi f/4. O segredo está em posicionar-se o mais longe possível do assunto, e quanto mais distante o assunto do fundo, melhor. Teleobjetivas são ótimas para deixar o fundo desfocado, contanto que exista uma distancia considerável entre fotografo, modelo e fundo.
Como fazer bokeh com desenhos?
Para bokeh com formatos diferentes, você precisa apenas de cartolina preta e tesoura. Como na imagem acima, recorte um círculo cartolina de modo que cubra toda a lente, e depois corte um furo no centro, no formato desejado. O tamanho do buraco vai depender da lente que estiver usando, e nesse aspecto não tem segredo, é tentativa e erro mesmo.
Para saber mais exatamente qual tamanho deve ter o “furo”, você pode usar como base o tamanho do diafragma. Para saber isso é só dividir a distância focal pela maior abertura (p. ex.: no caso de uma 50mm / 1.8, o diâmetro é 2,7cm ou seja o buraquinho da cartolina deve ter no máximo 2,7cm de diâmetro). Feito isso é só recortar o cartão em formato circular e um pouquinho menor que o tamanho da frente lente, de forma que ele encaixe, mas sem deixar luz entrar pelas bordas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário