sábado, 24 de agosto de 2013

DICA DE SAUDE-INTOLERANCIA AO GLUTEN

  1. Já não é de hoje que médicos e nutricionistas alertam sobre a questão do glúten, substancia encontrada no trigo, na cevada e na aveia, transforma-se ao chegar no intestino em uma espécie de cola e acaba grudando nas paredes intestinais, provocando aos poucos uma saturação no aparelho digestivo, o aumento da gordura visceral, dores articulares, alergias cutâneas, enxaqueca e até mesmo depressão. Hoje em dia o perigo se agrava, pois há a falta de informação sobre este problema juntamente com o consumo excessivo de pães, biscoitos e massas. Os resultados que nutricionistas e alergistas apontam são: obesidade, síndrome de resistência a insulina, deficiência de cálcio, alergias, diarréias, doenças auto-imunes. Veja alguns sintomas causados pelo glúten:
    - Intolerância alimentar: o glúten é uma cola que vai grudando nas paredes intestinais, fazendo assim bloquear o funcionamento do intestino. Os primeiros sintomas apontados intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases e retenção de líquidos.
    - Obesidade: com o metabolismo em baixa, estagnado, o intestino não consegue processar devidamente os alimentos e vai destinando para a barriga a gordura, há casos de síndrome de intolerância á insulina e diabetes.
    - Baixa imunidade: o metabolismo estagnado prejudica o sistema imunológico, o que favorece muito a doenças auto-imunes, dentre eles, artrites e artroses.
    - Intoxicação e enxaqueca: com a paralisação intestinal, fica difícil a eliminação das toxinas que elevam o risco de doenças, no geral isso pode desencadear dores de cabeça e enxaquecas.
    - Açúcar: o glúten vem de junto com o açúcar, no organismo seus efeitos são práticos e destruidores, juntos são uma esponja de cálcio, todo cálcio que entra eles consomem. Aumentam os riscos de osteoporose, caries, ranger de dentes, insônia, hipertensão e até mesmo colesterol alto.
    - Depressão: como sabemos, com a estagnação de problemas intestinais gerados, o que impede a produção normal de serotonina, o glúten acaba favorecendo a depressão e o mau-humor.
    Para os chineses, o excesso de glúten no organismo é sinal de má higiene interna: o metabolismo fica prejudicado, favorecendo bactérias que preferem calor e estagnação. Em academias virou febre dietas “Zero glúten”, pois a abolição desse problema emagrece e é muito saudável. A barriga vai sumindo e você mais leve. Algumas academias bolaram programas de conscientização, juntamente com alimentações na própria academia com variedade de saladas e alimentos leves e de baixa caloria. É um efeito domino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário