FENG SHUI-DICAS PARA PROJETO DE SUA CASA CARACTERISTICAS INTERNAS
Dicas para o projeto de sua casa –------------------- Características InternasA construção não tem que ser perfeitamente simétrica.
Deve existir um senso de proporcionalidade não apenas na própria construção como também desta em relação às características e arquiteturas ao seu redor: este é o caminho que os grandes arquitetos seguem, como Manabu Mabe e Niemeyer, e que os demais poderiam seguir o exemplo!
Um lado da construção não deve parecer desequilibrado em relação ao resto. A largura da construção deve ser maior que a altura, para ‘estimular’ a estabilidade.
Os três cômodos principais da casa são: a sala de estar, a cozinha e o quarto principal, que, comumente, é o quarto do casal.
Na sala de estar, considere o ‘ponto de riqueza’, pois é um detalhe muito importante:
O ‘ponto de riqueza’ de uma casa está na sala de estar; ele é encontrado no canto esquerdo superior quando você entra neste cômodo. Não deve haver porta abaixo deste ponto. Pode-se usar um vaso grande com plantas de folhas arredondadas neste local.
A porta da frente, também conhecida como porta de entrada ou porta principal, ‘é uma das mais importantes características de qualquer construção, uma vez que ela é o maior ponto de acesso para o ch’i, o ponto por onde influências de sorte ou forças destrutivas podem entrar.
Ela é também a protetora da casa, assim como a principal via entre uma casa e o mundo lá fora.’
Esta porta deve ser reta e seu marco também, e proporcional ao tamanho da casa (grande demais podem causar problemas financeiros; pequenas demais podem levar a discussões familiares).
Ela deve se abrir para um espaço claro, evitando a sensação de abafamento ou de opressão quando se entra no ambiente; o ideal é que haja um hall de entrada, mas, se ela se abrir para uma grande sala de estar, pode-se colocar um biombo ou uma planta grande perto da porta para amenizar a entrada do ch’i.
Ela não deve ter fendas ou rachaduras (ou aberturas permanentes) e nem deve haver abaixo dela um espaço que permita correntes de ar, que enfraquecem o ch’i de dentro de casa.
Também não deve estar voltada para uma quina, nem dentro nem fora da construção, nem para uma rua que termina bem em frente a ela. Em casos assim, neutralize com plantas, cerca ou muro e até espelhos.
Não plante árvore na direção da porta de entrada, para não inibir a entrada de yang na casa (as árvores são forte fonte de yin.
A cozinha, principalmente o fogão, não deve estar voltada para a porta da frente ou de trás. O fogão não deve ficar imediatamente ao lado da pia ou da geladeira, e nem perto ou abaixo de janelas por entram o sol e correntes de ar.
O quarto não deve estar voltado diretamente para a cozinha ou lavabo. Se for suíte, mantenha a porta do banheiro sempre fechada e a tampa do vaso sempre abaixada.
Se houver vigas ou caibros expostos – acima da cama ou no centro do quarto – devem ser escondidos por um teto falso (um forro).
Outros itens aos quais se deve dar especial atenção:
Evite que haja portas que se abram diretamente em frente à outra.
As janelas da casa não devem ser muito grandes (mais largas que a porta) a não ser que estejam divididas em vidraças menores.
Pelo feng shui tradicional, indica-se piso escuro e teto claro (terra e céu). É bom seguir esta indicação, a não ser em cômodos onde haverá alguma decoração excepcional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário